INTRÓITO

Subverter, Exorcizar, Viver, Beijar, Amar, Odiar, Saber, Piratear, Analisar, Mover, Parar, Rejuvenescer, Envelhecer... Tudo isso e nada. Petit Subversion é só um diário de alguém comum - de Anatólia... um fantasma.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

GAZA

By José Saramago

A sigla ONU, toda a gente o sabe, significa Organização das Nações Unidas, isto é, à luz da realidade, nada ou muito pouco. Que o digam os palestinos de Gaza a quem se lhes estão esgotando os alimentos, ou que se esgotaram já, porque assim o impôs o bloqueio israelita, decidido, pelos vistos, a condenar à fome as 750 mil pessoas ali registradas como refugiados. Nem pão têm já, a farinha acabou, e o azeite, as lentilhas e o açúcar vão pelo mesmo caminho. Desde o dia 9 de Dezembro os camiões da agência das Nações Unidas, carregados de alimentos, aguardam que o exército israelita lhes permita a entrada na faixa de Gaza, uma autorização uma vez mais negada ou que será retardada até ao último desespero e à última exasperação dos palestinos famintos. Nações Unidas? Unidas? Contando com a cumplicidade ou a cobardia internacional, Israel ri-se de recomendações, decisões e protestos, faz o que entende, quando o entende e como o entende. Vai ao ponto de impedir a entrada de livros e instrumentos musicais como se se tratasse de produtos que iriam pôr em risco a segurança de Israel. Se o ridículo matasse não restaria de pé um único político ou um único soldado israelita, esses especialistas em crueldade, esses doutorados em desprezo que olham o mundo do alto da insolência que é a base da sua educação. Compreendemos melhor o deus bíblico quando conhecemos os seus seguidores. Jeová, ou Javé, ou como se lhe chame, é um deus rancoroso e feroz que os israelitas mantêm permanentemente actualizado.

2 comentários:

Mara* disse...

Israel, depois de ajuntar montanhas de cadáveres, está para dividir com a Alemanha nazista o pódio dedicado às ideologias mais mortíferas da história humana.

'Acreditar num deus cruel, faz um homem cruel' (Thomas Paine)

Anônimo disse...

Excelente post. O que Israel e seus cúmplices (neste caso a palavra "aliado" seria um erro, pois bandidos têm é cúmplice mesmo!)fazem com o povo palestino não tem precedentes na História. Hitler atuou só de 39 a 45;já massacre dos palestinos já dura desde 1948, se tornando cada vez mais acirrado.Acho que já está na hora de pararem da imprensa falar no holocausto judeu e e começar a ver que o que acontece com os palestinos é um verdadeiro holocausto. (Aliás, quando se fala em 6 milhoes de judeus mortos, um terror aliás, se esquecem que só na antiga URSS morreram 22 milhões de eslavos lutando para salvar o mundo do nazismo e isto nunca foi lembrado pela mídia. Coisa realmente estranha....