INTRÓITO

Subverter, Exorcizar, Viver, Beijar, Amar, Odiar, Saber, Piratear, Analisar, Mover, Parar, Rejuvenescer, Envelhecer... Tudo isso e nada. Petit Subversion é só um diário de alguém comum - de Anatólia... um fantasma.

domingo, 2 de março de 2008

Perdas e Ganhos:

Imagem: "As Máscaras do Medo" (bem sugestivo para o texto)

Falava a pouco com uma amiga sobre ser feliz. Bem, penso coisas a respeito da felicidade e da dor. Porque não sentir e aproveitar saborosamente nossas dores?! Quero sofrer bastante para dizer depois o quanto fui feliz. Coisa contraditória, aparentemente. Mas a felicidade me parece coisa tão fútil, não, na verdade, para mim, felicidade combina com alienação. Explicar as "coisas" que nos fazem sofrer nos faz sofrer mais, esta é a lógica. Então, concluo que a dor é mais saborosa, porque eu sei da dor, eu sei o porque – e saber o porque me deixa feliz, mesmo com dor. Eu pago para não me alienar, até me prostituiria para não me alienar, mas penso que prostituída seria submissa e conseqüentemente alienada. Bem, isso é mais uma ironia. Eu quero sofrer, eu quero rir, quero chorar, mas quero saber do mundo - saber que sofro, que o mundo sofre, que as pessoas sofrem, que as pessoas me fazem sofrer e que eu faço as pessoas sofrem. Parece cruel, mas é lógico que tudo isso existe e está mais na cara do que nariz. Ver tudo isso é sentir um calafrio angustiante e depois, quem sabe, ser um pouco feliz....

Para toda dor haverá um ganho, para toda felicidade haverá uma perda. Perdas e ganhos nos dão movimentos. Durante toda nossa constituição de sujeitos, de homens e mulheres vamos perdendo partes e ganhando partes, abandonando e aceitando e para o resto de nossas vidas vamos lidando assim, porém, sempre nos sentindo vazios. E é justamente a falta que produz esse dinamismo na vida – falta que nos leva a doer, enlutar, mas viver.

Enfim, nem sei mais, ao certo, o que falava, sim.... falava de saber, doer, feliz, alienada... que coisa... Perguntas, questionamentos são formas de ultrapassar certas barreiras. Mas, na vida (claro, da morte não sabemos), podemos nos deparar com certas respostas que são barreiras intransponíveis. Aceitar – a palavra é A C E I T A R. Eu quero perder e quero ganhar e aceito que o meu vazio é o vazio do outro e vice-versa. Eu amo essa coisa, essa teia – perfeita teia. O trágico é belo, acho que já falei isso e se não falei, com certeza, vou repetir isso muitas vezes.

Nenhum comentário: